Afastamento de juízes federais gera polêmica e será analisado pelo CNJ em plenário nesta terça-feira.





Afastamento de Juízes: Decisão do CNJ será analisada em plenário

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) ressalta que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ainda analisará o afastamento em plenário, nesta terça-feira (16). Em comunicado, a Ajufe declarou: “Confiamos que a decisão do eminente corregedor nacional de justiça não será mantida pelo plenário do CNJ, órgão competente para apreciar a matéria, já que os fatos sustentados não autorizam a medida determinada”.

A nota também elogia os juízes afastados. Segundo a Ajufe: “Possuem conduta ilibada e décadas de bons serviços prestados à magistratura nacional, sem qualquer mácula nos seus currículos, sendo absolutamente desarrazoados os seus afastamentos das funções jurisdicionais”.

Afastamento

O corregedor-nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, afastou a juíza Gabriela Hardt de seu cargo na Justiça do Paraná, conforme informações da Folha de S.Paulo. Além da juíza Hardt, três juízes federais que atuavam no Tribunal Regional Federal da 4ª Região também foram afastados, são eles: Thompson Flores, Loraci Flores de Lima e Danilo Pereira Júnior, que atuou como substituto no TRF-4 e era o juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Os juízes foram afastados sob a acusação de desobedecer decisões do Supremo Tribunal Federal. O caso gerou repercussão no meio jurídico e deve ser discutido em detalhes durante a sessão do CNJ.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo