AIE revisa para cima previsão de demanda de petróleo para 2024, mas ainda fica aquém da Opep e revela mercado razoavelmente bem abastecido







Revisão para cima da demanda de petróleo

AIE revisa previsão de crescimento da demanda global de petróleo para 2024

A Agência Internacional de Energia (AIE) revisou para cima sua previsão de crescimento da demanda global de petróleo para os próximos anos. Segundo a agência, o consumo global de petróleo aumentará 1,24 milhão de barris por dia (bpd) até 2024, de acordo com a projeção mais recente. Essa revisão representa o terceiro aumento consecutivo na previsão da AIE, que atribui o crescimento a fatores como o progresso do crescimento econômico global e a redução nos preços do petróleo no último trimestre.

Apesar do aumento na previsão, a projeção da AIE permanece abaixo das expectativas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que estima um crescimento de 2,25 milhões de bpd para o mesmo período. A AIE e a Opep têm entrado em conflito nos últimos anos em relação a questões como a demanda de longo prazo e a necessidade de investimento em nova oferta.

Além das questões econômicas, a revisão também mencionou a expansão do setor petroquímico da China e o aumento das tensões geopolíticas no Oriente Médio, que afetam significativamente o comércio marítimo mundial de petróleo. Apesar disso, a agência afirmou que “o mercado parece razoavelmente bem abastecido em 2024”.

A AIE também estimou que a oferta de petróleo no mundo vai bater novo recorde, avançando 1,5 milhão de barris de óleo por dia (bpd) para 103,5 milhões de bpd, impulsionada por países como Estados Unidos, Brasil, Guiana e Canadá. Esses dados reforçam a perspectiva de um mercado global bem abastecido nos próximos anos, mesmo com os cortes na produção implementados pela Opep e pela aliança Opep+.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo