Ameaças nucleares: EUA expressa preocupações com manobras da Coreia do Norte influenciadas pela China

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, expressou preocupações com as recentes atividades da Coreia do Norte, devido à influência da China sobre Pyongyang. Sullivan também mencionou a intenção dos Estados Unidos de conversar com o vice-ministro das Relações Exteriores da China, que visitou a Coreia do Norte e retornou.

Independência de Taiwan provoca tensões entre potências

A questão mais sensível continua sendo Taiwan, que é considerada parte integrante do território chinês pela China. Pequim acusa os EUA de serem o principal fornecedor de armas e o principal apoiador das autoridades taiwanesas, e afirma que o maior desafio para as relações China-EUA é o movimento de independência de Taiwan.

O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, ressaltou que os Estados Unidos devem concretizar o compromisso de não apoiar a independência de Taiwan e apoiar a reunificação pacífica da China com a ilha. As eleições presidenciais de Taiwan, realizadas em janeiro, também complicaram ainda mais os laços entre Pequim e Washington.

Durante as reuniões de sexta-feira (26/01) e sábado, Sullivan destacou a importância de manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, e ambos países afirmaram a disponibilidade para dialogar sobre inteligência artificial na primavera, além de comemorarem os avanços na cooperação em matéria de combate ao tráfico de drogas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo