Analistas elevam expectativas para inflação e crescimento econômico em 2024, aponta pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central.






Analistas consultados pelo Banco Central ajustam projeções econômicas

SÃO PAULO (Reuters) – Analistas consultados pelo Banco Central fizeram pequenos ajustes para cima nas expectativas para a inflação e o crescimento econômico neste ano, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta terça-feira.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2024 subiu em 0,01 ponto percentual, para 3,77%. Para 2025 a inflação segue sendo calculada em 3,51% e para os dois anos seguintes foi mantida em 3,50%.

O centro da meta oficial para a inflação em 2024, 2025 e 2026 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.



Analistas consultados pelo Banco Central fizeram um novo levantamento de projeções para a economia brasileira e ajustaram para cima as expectativas tanto para a inflação quanto para o crescimento econômico em 2024, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta terça-feira.

A expectativa para a alta do IPCA em 2024 teve um aumento de 0,01 ponto percentual, alcançando 3,77%. Já para 2025, os analistas mantiveram a projeção da inflação em 3,51%, enquanto para os anos seguintes, os índices permaneceram em 3,50%. Esses ajustes refletem a visão positiva do mercado em relação à evolução da economia nos próximos anos.

É importante ressaltar que o centro da meta oficial para a inflação em 2024, 2025 e 2026 é de 3,00%, como determinado pelo governo, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. Os analistas estão atentos a esses números para traçar seus cenários e estratégias de investimento.

Essas revisões nas projeções econômicas demonstram a confiança dos analistas na recuperação e estabilidade da economia brasileira, em um cenário pós-pandemia. A expectativa é que a inflação se mantenha controlada e o crescimento econômico siga em ritmo positivo nos próximos anos, impulsionando diversos setores e gerando novas oportunidades de negócios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo