Anomalia impede Astrobotic de atingir orientação estável em direção ao Sol durante a missão para a Lua.




Anomalia impede missão da Astrobotic de atingir órbita estável em direção ao Sol

A missão da Astrobotic enfrentou um revés inesperado, apesar de ter entrado em status operacional total. A empresa divulgou em sua conta na rede X, antigo Twitter, que uma anomalia impediu o módulo Peregrine de atingir uma orientação estável em direção ao Sol.

Em comunicado, a Astrobotic informou que a equipe está trabalhando em tempo real para lidar com a situação e prometeu fornecer atualizações à medida que os dados forem obtidos e analisados. A documentação do módulo, disponível online, indica que os painéis solares deveriam ser apontados para o Sol durante a órbita, a fim de garantir a máxima geração de energia.

O módulo Peregrine, que está a caminho da Lua, tinha previsão de pousar na região de latitude média conhecida como “Sinus Viscositatis” ou “Baía da Aderência” em 23 de fevereiro. Este pouso seria mais um marco na exploração espacial, uma vez que poucos países conseguiram pousar com sucesso no satélite natural da Terra. Os Estados Unidos, por exemplo, têm recorrido cada vez mais ao setor privado para realizar missões espaciais, visando reduzir os custos das operações.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo