Apagão em São Paulo: Enel restabelece energia para 70% dos clientes, mas parte dos bairros segue às escuras após 20 horas.




Apagão em São Paulo já dura 20 horas

Apagão em São Paulo já dura 20 horas

No decorrer da manhã desta terça-feira (19), completou-se 20 horas desde o início do apagão que afetou diversos bairros da região central de São Paulo. A concessionária de energia responsável, Enel, informou que conseguiu restabelecer o fornecimento para 70% dos clientes impactados, porém uma parcela de comércios, hospitais e residências permanece sem energia até o momento.

O apagão teve início por volta das 10h30 da última segunda-feira (18) e atingiu áreas como Higienópolis, Bela Vista, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque. Algumas ruas, como a Martim Francisco na Vila Buarque, ainda estão no escuro.

A Enel afirmou que o problema se originou na rede subterrânea que abastece a região de Higienópolis, resultado de danos causados por uma escavação realizada pela Sabesp.

Durante uma entrevista ao programa “Bom dia SP” da TV Globo, Darcio Dias, diretor de manutenção da Enel, garantiu que as devidas correções foram efetuadas e que a normalização do fornecimento de energia deve ocorrer até as 8h30.

No entanto, os moradores continuam demonstrando insatisfação com a situação de falta de energia.

“A Enel diz que a energia voltará em 1 hora. Essa é a quinta previsão de retorno que eles fazem. Se não cumprirem, estaremos caminhando para 24 horas sem energia, e sabemos que eles não vão cumprir”, reclamou Davi Santos.

“Enel é uma tortura. Você entra em contato para informar a falta de energia, eles direcionam para uma empresa terceirizada que entra em contato por mensagem ou ligação, e se você não atender ou visualizar a mensagem, eles encerram o chamado como resolvido e você precisa começar todo o processo novamente”, desabafou Maicon Mariano.

“O mais impressionante é que não houve chuva, vento. Nada. Apenas a incompetência da Enel mesmo”, afirmou Ricardo Oliveira.

Durante a tarde de ontem, os moradores buscaram abrigo em shoppings da região central, como o Frei Caneca, para trabalhar, estudar e recarregar equipamentos eletrônicos, principalmente celulares.

A Enel declarou nesta terça-feira que, logo após o incidente, “mobilizou equipes de técnicos e eletricistas para identificar a causa e realizar os reparos na rede. Além disso, disponibilizou geradores para atender a um hospital e outros clientes prioritários. Devido às características da rede subterrânea que atende aquela região, as equipes da distribuidora trabalharam em conjunto com a Sabesp durante toda a tarde”, afirmou a empresa.

Por sua vez, a Sabesp, empresa de saneamento do estado, informou que ainda está investigando a situação. “Uma avaliação preliminar indicou que as obras de manutenção nos ramais de esgoto não danificaram a rede elétrica subterrânea. A escavação foi realizada manualmente a partir das 11h, sem afetar a fiação”, afirmou a estatal.


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