Argentina sem fundos para pagar fiança e enfrenta contencioso com a justiça dos EUA pela nacionalização da YPF.







Argentina enfrenta dificuldades para pagar fiança em contencioso nos EUA

A Argentina enfrenta dificuldades financeiras para arcar com uma fiança no contencioso perante a justiça dos Estados Unidos relacionado à nacionalização da petrolífera YPF. O presidente Javier Milei afirmou nesta terça-feira (26) que o país não possui os fundos necessários para efetuar o pagamento, que vence em 10 de janeiro.

Durante uma entrevista ao canal La Nación +, o presidente ultraliberal reiterou a disposição do país em quitar a dívida, mesmo diante da falta de recursos. “Há um problema, porque o dinheiro nós não temos, mas temos a vontade de pagar”, declarou Milei.

A juíza Loretta Preska, de Nova York, determinou em setembro que a Argentina pagasse US$ 16,1 bilhões (R$ 77,8 bilhões) a duas empresas acionistas da YPF que não foram indenizadas após a nacionalização em 2012. Na época, a petrolífera era controlada pela espanhola Repsol. A decisão da juíza criou um impasse para o governo argentino, que se vê diante da dificuldade de cumprir a determinação devido à crise econômica que o país enfrenta.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo