Assessor de Joe Biden para América Latina deixará cargo em meados de março, informa Casa Branca.






Principal assessor de Joe Biden para a América Latina deixará o cargo em março

Principal assessor de Joe Biden para a América Latina deixará o cargo em março

O principal assessor do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a América Latina, Juan González, deixará o cargo em “meados de março”, informou um porta-voz da Casa Branca à AFP nesta terça-feira (13).

González, de origem colombiana, ocupava o cargo há mais de três anos.

“A decisão foi tomada por Juan e sua família em novembro passado”, anunciou um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, que pediu anonimato.

A saída de Juan González do cargo de principal assessor de Joe Biden para a América Latina vem como uma surpresa para muitos, dadas as suas longas décadas de experiência e atuação na área. Seu trabalho foi fundamental na condução das relações diplomáticas e políticas entre os Estados Unidos e os países latino-americanos, sendo responsável por questões estratégicas e de segurança na região.

A notícia da sua saída marca o fim de uma era e traz consigo questionamentos sobre quem será o novo nome a ocupar um cargo de tamanha importância e responsabilidade. A escolha do próximo assessor de Joe Biden para a América Latina será acompanhada de perto por líderes e analistas políticos, que buscam entender as possíveis mudanças na abordagem e nas políticas adotadas em relação aos países latino-americanos.

Embora a decisão de Juan González e sua família tenha sido tomada em novembro passado, diversos rumores e especulações sobre seu possível substituto já circulam nos corredores do poder em Washington. É esperado que a Casa Branca se pronuncie em breve sobre o assunto, uma vez que a posição de principal assessor para a América Latina é de extrema importância estratégica para os interesses das políticas externas dos Estados Unidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo