Associações e Airbus no Brasil propõem descarbonização do aeroporto e transporte urbano de Belém para a COP30







Reunião em Belém busca descarbonizar atividades aeroportuárias e de transporte urbano


Reunião em Belém busca descarbonizar atividades aeroportuárias e de transporte urbano

Na última quinta-feira (8), representantes de associações ligadas à pauta verde e o presidente da Airbus no Brasil, Gilberto Peralta, se reuniram com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, com o objetivo de apresentar uma proposta para descarbonizar as atividades do aeroporto e transporte urbano de Belém.

Segundo informações, a cidade sediará a COP30, conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2025, o que reforça a importância de iniciativas que visem a sustentabilidade e a redução das emissões de carbono.

Participaram da reunião representantes do setor produtivo, tais como a Abrapalma (Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma) e a Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), mostrando um amplo interesse e engajamento no tema.

Uma das alternativas discutidas durante o encontro foi o uso do HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), um óleo vegetal hidrotratado conhecido como diesel verde, um combustível renovável que pode contribuir significativamente para a redução das emissões de poluentes.

Uma das etapas futuras do projeto envolve a apresentação da proposta à vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, com a intenção de assinar um memorando de intenções e dar continuidade ao desenvolvimento e implementação das medidas sustentáveis propostas durante a reunião.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo