Ataques terrestres transformam Gaza em linha de frente e pressionam governo israelense

A ofensiva terrestre de Israel à Faixa de Gaza alterou profundamente o panorama do conflito que já dura um mês. Com a presença de tanques nas ruas e soldados enfrentando combates diretos, a capital do território palestino se tornou uma verdadeira linha de frente.

Estes ataques por terra foram combinados com bombardeios, que continuam incessantes desde o ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro. Essa série de ações tem colocado o governo israelense sob crescente pressão internacional, especialmente diante do crescente número de mortes de civis.

Na semana passada, Israel foi acusado de bombardear dois campos de refugiados e de atacar uma ambulância que deixava um hospital em Gaza e se dirigia ao Egito para buscar atendimento para os feridos graves.

Após esse ataque, o governo egípcio fechou o posto de fronteira de Rafah e suspendeu as autorizações para cidadãos estrangeiros e pessoas com dupla nacionalidade deixarem a região. Agora, a saída de grupos está condicionada à garantia de segurança para o transporte de feridos e ambulâncias. Entre os que esperam autorização para deixar Gaza, estão 34 brasileiros que o Itamaraty vem tentando repatriar há semanas.

No episódio desta segunda-feira (6), o Café da Manhã, podcast da Folha, discutiu como se encontram as frentes de guerra entre Israel e Hamas um mês após o início do conflito, além de abordar a forma como a comunidade internacional tem acompanhado a situação e analisar possíveis cenários futuros. O entrevistado foi Igor Gielow, repórter da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, parceiro da Folha nessa iniciativa, e é especializado em música, podcasts e vídeos. É possível acessar o episódio diretamente acima. Para ouvir no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pela jornalista Gabriela Mayer, com produção de Daniel Castro, Mauricio Meirelles e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo