Aumento de 25% nas mortes de motociclistas em São Paulo no primeiro trimestre de 2024 preocupa autoridades de trânsito.




Aumento de mortes envolvendo motocicletas preocupa em São Paulo

Aumento de mortes envolvendo motocicletas preocupa em São Paulo

No primeiro trimestre de 2024, a cidade de São Paulo registrou um aumento alarmante de 25% nas mortes envolvendo motocicletas, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados mais recentes do Infosiga, sistema de monitoramento da letalidade no trânsito do governo estadual, apontam 108 vítimas nos três primeiros meses deste ano, contra 86 no mesmo período de 2023.

Essa tendência preocupante contrasta com a implementação das faixas azuis exclusivas para motociclistas, que se tornaram uma aposta do prefeito Ricardo Nunes para diminuir o número de mortes no trânsito. Mesmo com aproximadamente 90 quilômetros de faixa azul demarcadas em dez avenidas da capital no final de 2023, o aumento nas fatalidades continua.

Os números incluem tanto os condutores quanto os passageiros de motocicletas e vêm aumentando de forma constante desde novembro do ano passado. Em dezembro, por exemplo, 56 motoristas e passageiros de motos perderam suas vidas nas vias da cidade, representando um aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2022.

Medidas em ação e desafios para conter as mortes

A faixa azul, apesar de não prevista no Código Nacional de Trânsito, é utilizada como fase de testes, sendo uma das iniciativas da prefeitura para reduzir as mortes de motociclistas. A meta é ampliar as faixas em 200 quilômetros até o final do ano.

De acordo com a prefeitura, outras ações estão sendo tomadas para evitar acidentes fatais no trânsito, como a proibição da circulação de motos nas pistas expressas das marginais e a implantação e reforma de faixas de pedestres. No entanto, a tendência de alta das mortes no trânsito em São Paulo persiste, com um aumento de 1,9% nos índices de letalidade entre janeiro e março.

O estado de São Paulo também enfrenta um cenário preocupante, com um aumento de 14% nas mortes no trânsito nos primeiros três meses de 2024. A região metropolitana da capital é responsável por grande parte desse crescimento, com 1 em cada 3 mortes ocorrendo na região.

Para Sérgio Avelleda, coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, a fiscalização é fundamental para mudar o comportamento dos motoristas e reduzir as mortes no trânsito. Ele destaca a importância de medidas imediatas, como o reforço nas fiscalizações e a revisão dos limites de velocidade em determinadas vias.

Posicionamento da prefeitura e governo

A CET e o Detran-SP afirmam estar implementando medidas para garantir a segurança viária e a mobilidade urbana em São Paulo. Além da faixa azul, a CET destaca a ampliação da malha cicloviária e a implementação das Áreas Calmas, enquanto o Detran-SP ressalta a realização de campanhas educativas e de conscientização para os usuários das vias.

É fundamental que sejam adotadas ações eficazes para conter o aumento das mortes no trânsito na cidade de São Paulo e em todo o estado, visando preservar a vida dos cidadãos e garantir a segurança nas vias públicas.


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