Aumento de casos de xenofobia contra brasileiros em Portugal preocupa autoridades e comunidade

Brasileiros em Portugal sofrem com casos de xenofobia

Uma recente conversa no podcast UOL Prime revelou situações de xenofobia enfrentadas por brasileiros que vivem em Portugal. Uma das entrevistadas relatou que sua filha foi chamada de mentirosa por um professor ao reclamar de uma situação na escola. Além disso, um funcionário de uma empresa de telefonia afirmou que os serviços haviam piorado devido à contratação de técnicos brasileiros. Esses são apenas alguns exemplos de uma realidade preocupante enfrentada pela comunidade brasileira em terras portuguesas.

Carlos Eduardo, um carioca que se mudou para Braga em 2021, também compartilhou sua experiência. Seu filho sofreu racismo na escola pública, sendo chamado de macaco pelos colegas. Ao pedir ajuda para a diretora da escola, Carlos ouviu que “macaco não é racismo, porque existe macaco branco”. Esses relatos refletem um cenário alarmante de discriminação e preconceito vivenciado por muitos brasileiros em Portugal.

Segundo dados da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial, as denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal cresceram 505% entre 2017 e 2021. O número de residentes legais brasileiros aumentou 36% em apenas um ano, totalizando quase 400 mil pessoas. Além disso, estima-se que o total de brasileiros que vivem em Portugal pode chegar ao dobro desse número, representando entre 4% e 8% da população do país.

Esse aumento preocupante de casos de xenofobia coincide com a ascensão do partido de extrema-direita português, o Chega, terceira força política do país. O líder da sigla, o deputado André Ventura, é conhecido por suas posições anti-imigração e tem ganhado destaque no parlamento local. Além disso, o discurso contrário à chegada de estrangeiros ao país é reproduzido tanto por políticos portugueses quanto por alguns imigrantes, incluindo brasileiros simpáticos ao Chega.

Apesar dos desafios enfrentados, as denúncias feitas por brasileiros contra maus-tratos infligidos a crianças e adolescentes nas escolas têm ajudado a sociedade portuguesa a refletir sobre o assunto. O podcast UOL Prime continua a trazer à tona questões importantes como essa, evidenciando a importância de discutir e combater a xenofobia e o preconceito em todas as suas formas.

O UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo