Aumento de casos de xenofobia contra brasileiros na Irlanda preocupa comunidade e autoridades europeias, revela brasileiro.





Brasileiros na Irlanda enfrentam casos de xenofobia

Nos últimos anos, o número de brasileiros que decidiram viver na Irlanda aumentou significativamente. Entre 2016 e 2022, o total de brasileiros no país europeu quintuplicou, trazendo consigo desafios que vão além das questões culturais e de adaptação. Um desses desafios é a xenofobia, que muitas vezes não chega a ser noticiada pela mídia.

“Já vi bastante [caso de xenofobia] e que não são divulgados. Por isso toda essa luta, isso precisa ser divulgado. Diariamente na Irlanda, sem exagero, acontece alguma coisa. Não grave como foi comigo que precisei levar ponto e ir para o hospital.” Roberto Gomes, brasileiro na Irlanda

“Meu ataque foi no sábado. Esse do vídeo foi na sexta. Foram irlandeses adolescentes simplesmente gravando vídeo dando soco na cara de brasileiro como se fosse piada. Tanto que na descrição do vídeo tem uma hashtag chamada ‘prank’, que seria pegadinha. Então, isso é muito mais normal do que parece.” Roberto Gomes, brasileiro na Irlanda

Os relatos de violência e xenofobia por parte de irlandeses contra brasileiros têm preocupado a comunidade. Roberto Gomes, ao compartilhar sua experiência, destaca a importância de trazer esses casos à tona para conscientizar e buscar soluções efetivas.

O UOL News apresenta informações e notícias relevantes de segunda a sexta-feira em dois horários: às 10h, com Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. O programa é transmitido ao vivo, trazendo análises e debates sobre os acontecimentos do dia.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo