Aviões israelenses atacam Rafah ao lado da fronteira com ordens de retirada das pessoas deslocadas, aumentando a tensão com o Egito







Ataques em Rafah

Aviões de guerra israelenses atacam Rafah

Na manhã desta sexta-feira, aviões de guerra israelenses lançaram ataques em Rafah, que fica ao lado da fronteira. A ação ocorre em meio ao conflito contínuo entre Israel e o Hamas. Além disso, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ordenou que o Exército se preparasse para retirar as pessoas deslocadas da região afetada.

Desde o início da guerra, em 7 de outubro, o Egito tomou medidas de segurança reforçadas na fronteira com Israel. Um muro de concreto coberto por arame farpado foi construído, e a vigilância nos postos de fronteira foi intensificada, de acordo com fontes de segurança.

O serviço estatal de informações do Egito revelou no mês passado algumas das ações tomadas em resposta às sugestões israelenses de que o Hamas estaria obtendo armas contrabandeadas do Egito. O país informou que implementou três linhas de barreiras para tornar o contrabando terrestre ou subterrâneo impossível.

Apesar de estar em paz há mais de quatro décadas, o relacionamento entre Egito e Israel ficou tenso devido à operação militar em andamento de Israel, desencadeada depois que o Hamas atacou Israel em 7 de outubro. As exportações israelenses de gás natural para o Egito e a coordenação de segurança em torno da fronteira comum e da Faixa de Gaza têm sido pontos de cooperação entre os dois países nos últimos anos.

Vale ressaltar que desde que o Hamas assumiu o controle em 2007, tanto Egito quanto Israel impuseram um bloqueio em Gaza, limitando estritamente o movimento de pessoas e mercadorias através de suas fronteiras.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo