Blecaute deixa candidata venezuelana sem luz às vésperas de inscrição para eleições presidenciais, aumentando incertezas no processo electoral.





Entrevista com Corina Yoris – Candidata Presidencial Venezuela

Entrevista com Corina Yoris – Candidata Presidencial Venezuela

Acontecimentos inesperados marcaram a tentativa de entrevista com Corina Yoris, a candidata almejada pela oposição na Venezuela para as eleições presidenciais de julho. O blecaute que a deixou sem luz durante todo o dia em que a entrevista deveria ocorrer é mais um exemplo dos desafios enfrentados pelos venezuelanos sob o regime de Nicolás Maduro.

Aos 80 anos, Corina Yoris foi indicada pela coalizão de partidos opositores como candidata à presidência. No entanto, sua inscrição na plataforma eleitoral foi frustrada no último dia 25, aumentando a incerteza em um processo já marcado por inabilitações políticas e substituições de última hora.

Com formação em filosofia e letras e doutorado em história, Yoris é uma professora universitária aposentada que em breve retornará à sala de aula para lecionar em um doutorado em direito. Em uma videochamada realizada de sua casa em Caracas, ela compartilhou suas convicções políticas e econômicas e comentou sobre a situação atual de seu país.

Em relação às críticas feitas pelo governo Lula à impossibilidade de sua candidatura, Yoris destacou o apoio à restituição da democracia na Venezuela e reforçou a importância de manter uma postura que não seja interpretada como interferência externa.

Sobre os recentes acontecimentos envolvendo inscrições de última hora de outros candidatos na oposição, como o governador de Zulia, Manuel Rosales, Yoris expressou preocupação com a falta de consenso e destacou que sua candidatura foi eleita por unanimidade pela Plataforma Unitária.

Quanto ao Acordo de Barbados firmado entre Maduro e parte da oposição, Yoris enfatizou que a Venezuela cumpriu todos os termos e agora espera que o regime também cumpra sua parte, permitindo eleições livres e transparentes.

Na área econômica, a candidata defende o livre mercado e critica o fracasso das políticas atuais que resultaram em uma crescente diáspora local. Ela também compartilhou as consequências pessoais da ditadura em sua vida, destacando as restrições de liberdade e segurança que todos os venezuelanos enfrentam diariamente.

Em meio a comentários sobre sua idade e gênero, Yoris mantém a esperança de que sua candidatura seja concretizada e que as eleições possam ser verdadeiramente democráticas. Ela encerra a entrevista reiterando seu compromisso com a Venezuela e sua determinação em não desistir.

Lá fora

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Raio-x | Corina Yoris, 80

Nascida em Caracas, é graduada em filosofia e letras e doutora em história. Professora de lógica e teoria argumentativa, ganhou recentemente uma vaga na Academia Venezuela da Língua. Conhecida por sua atuação nas primárias opositoras, Corina Yoris é o nome que a Plataforma Unitária tenta inscrever para as eleições presidenciais.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo