Blinken reforça pressão por auxílio humanitário em visita a Israel e Gaza




Visita de Blinken a Israel: pressão por auxílio humanitário em Gaza

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, está em Israel para pressionar o governo de Israel a facilitar a entrada de auxílio humanitário em Gaza, onde quase metade da população está sofrendo com uma fome catastrófica. Ilustrando o foco humanitário da visita, Blinken visitará o porto de Ashdod, no sul do país, que recentemente começou a receber auxílio destinado a Gaza.

Durante uma reunião de cerca de duas horas e meia com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em Jerusalém, Blinken mencionou melhorias na entrega do auxílio e destacou a importância de acelerar e manter essas melhorias, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Os Estados Unidos são o principal apoiador diplomático e fornecedor de armas de Israel. A visita de Blinken acontece um mês após o presidente Joe Biden alertar que a política dos EUA em relação a Israel pode mudar se o país não tomar medidas para lidar com o sofrimento humanitário em Gaza e proteger civis e trabalhadores humanitários.

Blinken reiterou a posição dos EUA de que o Hamas está impedindo a possibilidade de um cessar-fogo. O diplomata norte-americano pediu que o grupo aceite um acordo de trégua proposto por mediadores egípcios, que envolve a libertação de reféns em troca da soltura de prisioneiros palestinos e uma suspensão dos combates, com a perspectiva de um acordo abrangente posteriormente.

A pressão de Blinken por auxílio humanitário e um cessar-fogo em Gaza ocorre em um contexto de tensões crescentes na região. A situação é acompanhada de perto por mediadores internacionais, incluindo do Egito.

(Reportagem adicional de Nidal al-Mughrabi no Cairo)




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo