Bolívia registra redução histórica de plantações de coca após sete anos consecutivos de aumento, aponta relatório da ONU

A Bolívia, país sul-americano conhecido por ser um dos maiores produtores de cocaína do mundo, surpreendeu ao reduzir suas plantações de coca este ano. De acordo com o relatório divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) nesta terça-feira (31), após sete anos seguidos de aumento, a área ocupada pelas plantações de coca no país diminuiu de 30,5 mil hectares em 2021 para 29,9 mil hectares em 2022.

Essa redução representa um importante marco na luta contra o tráfico de drogas e o narcotráfico na Bolívia, que por muito tempo foi dominada por essas atividades ilícitas. A diminuição das plantações de coca é um passo significativo no combate ao crime organizado e uma demonstração do compromisso do governo boliviano em enfrentar esse problema de frente.

Segundo o UNODC, essa redução foi possível graças aos esforços das autoridades bolivianas, que implementaram medidas para combater a produção ilegal de cocaína. O governo lançou programas de substituição de cultivos, oferecendo incentivos aos agricultores para abandonarem a produção de coca e se dedicarem a culturas legais e sustentáveis. Além disso, foram intensificadas as operações de erradicação de plantações ilegais e o fortalecimento das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas.

Essa queda no cultivo de coca também pode estar relacionada aos efeitos da pandemia de COVID-19, que impactou negativamente a economia boliviana. Com a redução da demanda por drogas ilícitas, os traficantes podem ter sido forçados a diminuir a produção.

No entanto, apesar dessa redução promissora, a Bolívia ainda está longe de eliminar completamente o problema das plantações de coca. O país continua sendo um dos maiores produtores de cocaína do mundo e o tráfico de drogas ainda é uma realidade preocupante. É necessário continuar investindo em políticas públicas efetivas, como a melhoria das condições de vida das comunidades rurais, o fortalecimento das instituições encarregadas de combater o narcotráfico e a cooperação internacional para combater essa questão.

Em suma, a redução das plantações de coca na Bolívia é um avanço importante na luta contra o tráfico de drogas e o narcotráfico. As medidas adotadas pelo governo boliviano para combater a produção ilegal de cocaína e os impactos da pandemia podem ter contribuído para essa diminuição. No entanto, é essencial continuar investindo em estratégias efetivas para erradicar completamente esse problema e garantir um futuro melhor para o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo