Bolsonaro pode ter usado cartão de vacina com informações falsas para entrar nos EUA, afirmou Maierovitch em coluna do UOL.






Artigo sobre as acusações contra Bolsonaro

Investigação aponta possível uso de documento falso por Bolsonaro

Recentemente, o renomado colunista Wálter Maierovitch levantou questões sobre a veracidade do cartão de vacinação utilizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para ingressar nos Estados Unidos. De acordo com Maierovitch, se comprovado que as informações contidas no documento são falsas, a pena para Bolsonaro pode ser agravada, como explicou em sua análise.

“É importante fazer esse tipo de distinção. Uma coisa são os crimes de falso material e de falso ideológico, tipificados no Código Penal. Outro crime é usar esse documento [falso]. Ainda não existe uma comprovação de que Bolsonaro usou, mas existem indicativos, e aí caberá ao Ministério Público verificar.”

“A partir do momento em que ele manda inserir dados falsos, o MP evidentemente vai denunciar por falso documental ou falso ideológico. Uma coisa é usar um documento falso; outra é inserir um dado ideologicamente falso. As penas variam.” Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Contexto da investigação

A Polícia Federal concluiu seu relatório sobre as fraudes nos certificados de vacinação, indiciando Jair Bolsonaro e outras 16 pessoas envolvidas no caso. Dentre as acusações contra o ex-presidente, estão os crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações, devido ao registro nos sistemas públicos de que ele e sua filha mais nova teriam sido vacinados contra a covid-19.

Essas revelações têm gerado grande repercussão e levantado debates sobre a conduta de um ex-chefe de Estado. A sociedade aguarda ansiosamente por desdobramentos dessa investigação, que ainda pode trazer muitas surpresas e consequências para Bolsonaro e os demais envolvidos.

Por: Redação Jornalística


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo