Brasil assume vice-presidência do conselho da UNRWA em meio a apelo da ONU por continuidade do trabalho humanitário em Gaza.



Brasil assumirá vice-presidência de conselho da UNRWA

De acordo com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) é essencial para a resposta humanitária em Gaza. Ele fez um apelo a todos os países para garantirem a continuidade do trabalho da UNRWA, que salva vidas.

Dentro do governo brasileiro, há a possibilidade de o país anunciar um apoio à agência. Em 2024, o Brasil assumirá a vice-presidência do Conselho Consultivo da UNRWA, e uma ala do Itamaraty defende a possibilidade de aumentar a contribuição para a entidade.

O Brasil começou a fazer doações à UNRWA durante o segundo mandato do presidente Lula, o que permitiu que o país se tornasse o único representante latino-americano entre os 29 membros do Conselho Consultivo da agência. No entanto, os recursos foram reduzidos após o impeachment de Dilma Rousseff.

No discurso em Paris, o assessor especial da presidência, Celso Amorim, destacou que, entre 2006 e 2016, o Brasil destinou US$ 20 milhões à UNRWA. Após uma queda no apoio nos anos de Michel Temer, Amorim sinalizou uma mudança de postura, afirmando que o Brasil está determinado a retomar seu compromisso com a agência.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo