Brasil decepciona, empata com Venezuela e perde liderança nas Eliminatórias para a Argentina

O Brasil decepcionou nesta quinta-feira (12) ao empatar em 1 a 1 com a Venezuela em um jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa de 2026. O confronto, disputado na Arena Pantanal, em Cuiabá, não confirmou o favoritismo da seleção brasileira, que saiu na frente no segundo tempo com um gol de Gabriel Magalhães, aos 4 minutos, após um escanteio cobrado por Neymar. No entanto, Edward Bello empatou aos 39 minutos, com um belo gol de voleio, após cruzamento de Savarino.

Esse resultado destoa do histórico amplamente favorável do Brasil contra a Venezuela, com 29 confrontos, sendo 24 vitórias brasileiras, quatro empates e apenas uma vitória da Venezuela em um amistoso em 2008. Em jogos das Eliminatórias, o Brasil acumula 17 vitórias e dois empates contra os venezuelanos.

A partida também marcou o retorno do atacante Vinícius Junior à seleção brasileira. O jogador do Real Madrid havia ficado fora das duas últimas partidas por conta de uma lesão muscular. Além disso, foi a primeira vez que atuou ao lado do trio de ataque formado por Vinicius Junior, Rodrygo e Neymar desde a Copa do Qatar, quando o Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Croácia.

O técnico Tite, que foi anunciado nesta semana como novo treinador do Flamengo, escalou o time em uma formação 4-2-3-1, com o atacante Richarlyson à frente. Vale ressaltar que essa foi a primeira vez que a seleção brasileira jogou em Cuiabá desde março de 2002, quando venceu a Islândia por 6 a 1 em um jogo preparatório para a Copa do Mundo.

No próximo compromisso das eliminatórias, o Brasil enfrentará o Uruguai no estádio Centenário, em Montevidéu, na terça-feira (17). No mesmo dia, a Argentina, que assumiu a primeira posição do grupo após vencer o Paraguai, enfrentará o Brasil no Maracanã em um confronto muito aguardado.

Nas eliminatórias sul-americanas, as dez seleções se enfrentam em partidas de turno e returno, e os seis primeiros países do grupo se classificam para a Copa de 2026. O sétimo colocado disputará uma repescagem com seleções da América do Norte, África, Oceania e Ásia.

Nas duas primeiras partidas das eliminatórias, o Brasil goleou a Bolívia por 5 a 1 e venceu o Peru por 1 a 0. A partir de meados de 2024, a seleção brasileira deverá ser comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo