Brasil e Argentina trabalham para viabilizar a presença de Lula na posse de Milei em Buenos Aires: Será possível?







Artigo: Diplomacia Brasileira trabalha para viabilizar ida de Lula à posse de Milei

Diplomacia Brasileira trabalha para viabilizar ida de Lula à posse de Milei

A diplomacia brasileira e argentina estão empenhadas em encontrar uma forma de viabilizar a ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), à posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, marcada para o dia 10 de dezembro em Buenos Aires. Segundo diplomatas envolvidos nas negociações, a possibilidade, que antes era vista como “zero”, agora não é mais considerada tão impossível de se concretizar.

Zero à direita

O encontro entre Lula e Milei tem gerado expectativa, porém, aliados do ex-presidente aconselham que ele não participe do evento. Isso se deve ao fato de que Milei já fez declarações pejorativas em relação a Lula, chamando-o de corrupto, e afirmando que não se reuniria com ele, caso fosse eleito. No entanto, após o resultado das eleições, Milei recuou e chegou a enviar um convite formal para Lula. Interlocutores do ex-presidente, no entanto, acreditam que é necessário esperar mais para confirmar se é possível confiar em Milei.

Cenário

Dentro do Itamaraty, há a perspectiva de que a ida de Lula à posse de Milei possa, de fato, se concretizar, desde que algumas garantias sejam providenciadas pelo grupo de Milei. Isso incluiria a realização de um encontro bilateral entre os dois mandatários, com registro fotográfico, bem como a segurança de que Lula não será alvo de hostilidades, como vaias ou xingamentos, durante a cerimônia.


Um brinde

Em outro contexto, as advogadas Gabriela Araujo, Maíra Recchia e Priscila Pamela dos Santos, da banca Araujo Recchia Santos Sociedade de Advogadas, homenagearam a ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Edilene Lôbo em um jantar realizado no restaurante Cantaloup, em São Paulo, na última quinta-feira (30). O advogado Bruno Salles, o deputado estadual Emidio de Souza (PT) e o coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho estiveram presentes. A presidente do Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo, Susanna do Val Moore, e a deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP) também compareceram ao evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinantes podem liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo