Brasileiros deixam Faixa de Gaza e aguardam retorno ao Brasil em meio a conflitos entre Israel e Palestina.






Grupo de brasileiros deixa Faixa de Gaza e embarca no Egito rumo ao Brasil

Grupo de brasileiros deixa Faixa de Gaza e embarca no Egito rumo ao Brasil

Um grupo de pelo menos 47 brasileiros já deixou a Faixa de Gaza e, cruzando a fronteira pela cidade de Ramah, já está no Egito para viajar ao Brasil. A aeronave brasileira que trará todos de volta, um KC-30, finalizava na manhã deste sábado (9) os procedimentos para decolar rumo ao país árabe.

Eles fazem parte do segundo grupo de repatriados do território. O primeiro desembarcou em Brasília no dia 14 de novembro e foi recebido no aeroporto pelo presidente Lula.

Os demais palestinos que têm nacionalidade brasileira tinham preferido ficar em Gaza, esperando por uma paz ou por um cessar-fogo prolongado que até agora não chegou. Com a retomada dos bombardeios de Israel sobre Gaza depois do fim do cessar-fogo, que atingiram também o sul do território, eles procuraram a embaixada do Brasil na Palestina para afirmar que, sim, tinham desistido de seguir em suas casas e gostariam de sair da região.

Uma nova lista foi elaborada pela diplomacia e apresentada pelo Brasil a Israel e aos demais países que participam de negociações para a retirada de estrangeiros da zona do conflito. Ela chegava a 86 nesta semana. A embaixada do Brasil alugou quatro casas para abrigá-los. Há escassez de água, de remédios e de alimentos e risco permanente de que sejam atingidos por bombas.

Os brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza enfrentaram momentos de tensão e incerteza, mas finalmente conseguiram deixar a região em busca de segurança e condições de vida melhores. Com a situação de conflito persistente, a repatriação desses cidadãos brasileiros mostra a importância do trabalho diplomático e das ações de retirada em cenários de guerra e instabilidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo