Casos de dengue em São Paulo aumentam 79,4% em uma semana, e vacina está prevista para ser disponibilizada em 2025.

Alerta em São Paulo: casos de dengue têm aumento expressivo em uma semana

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os casos confirmados de dengue em São Paulo aumentaram de forma significativa em apenas uma semana. Até o dia 20 de janeiro, eram contabilizados 10.728 registros da doença, número que saltou para 19.243 em 27 de janeiro, representando um aumento de 79,4% no período de sete dias.

Além disso, os dados sobre óbitos pela doença também sofreram alterações. Até a semana passada, a secretaria havia confirmado quatro mortes causadas pela dengue. No entanto, no novo relatório, apenas três mortes foram oficializadas. A administração da cidade de Jacareí, no entanto, contesta essa informação e afirma que dois óbitos ocorreram no município, não apenas um.

A discrepância nos números é ainda maior quando se leva em consideração as informações das prefeituras. Mortes confirmadas pelos municípios de Dois Córregos e Bebedouro não constavam na atualização estadual, indicando que ao menos sete pessoas podem ter falecido em decorrência da dengue, se considerados esses casos.

Vacina em São Paulo

Em meio a essa preocupante situação, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que a vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, deverá estar disponível para o país a partir de 2025.

“Temos uma linha de trabalho com o Butantan. O Brasil está adquirindo uma vacina do Japão, mas a quantidade ainda é insuficiente. Estamos desenvolvendo a nossa vacina. Será muito avançada, a melhor vacina de dengue no mundo, e será aplicada em uma dose”, afirmou o governador em entrevista à rádio CBN.

Freitas ainda acrescenta: “A previsão é que fique pronta em setembro e estamos tentando antecipar esse cronograma. Vamos apresentar para a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], de maneira que no ano que vem possamos fabricar e fornecer para o Brasil inteiro. A ideia —e depende das tratativas com a Anvisa— é que ela esteja disponível em 2025.”

Diante desse cenário, é fundamental que a população paulista fique atenta aos sintomas da dengue e adote medidas preventivas para evitar o contágio pela doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo