Cenário eleitoral de Apucarana: saúde, segurança e orçamento em destaque para os candidatos ao cargo de prefeito.

Na corrida eleitoral para a prefeitura, três temas surgem como prioritários: saúde, segurança e a situação financeira do município. O futuro prefeito terá que lidar com uma prefeitura que possui mais de 90% do orçamento comprometido, uma saúde precária e uma situação de segurança preocupante. Os eleitores terão que avaliar criteriosamente qual candidato possui as condições necessárias para administrar eficazmente esse cenário desafiador: quem está mais preparado, quais são os apoios recebidos, as chances de sucesso e, principalmente, a capacidade de gerir um orçamento de R$ 3 bilhões ao longo de quatro anos.

R$ 1,2 bilhão

É o montante que o novo prefeito terá que destinar apenas para o pagamento de salários ao longo de seu mandato de quatro anos. Considerando que a folha de pagamento atual ultrapassa os 20 milhões por mês, somando décimo terceiro e férias, esse valor pode chegar a 25 milhões mensais. Além disso, estão previstos reajustes obrigatórios nos próximos anos. O novo prefeito terá que optar por cortar privilégios e cargos de confiança para evitar comprometer investimentos em infraestrutura.

continua após publicidade

.

Segurança

A segurança será um tema central na campanha eleitoral, uma vez que a cidade enfrenta um clima de violência, com aumento de assassinatos, brigas violentas e uma sensação de insegurança generalizada. A Guarda Civil Municipal de Apucarana conta com cerca de 30 guardas desarmados, que utilizam viaturas improvisadas do modelo Ford Ka. Além disso, as polícias Civil e Militar enfrentam efetivos reduzidos. Basta observar o grande número de cercas elétricas, alarmes e câmeras de segurança nas residências para perceber a gravidade da situação.

continua após publicidade

.

Saúde

A saúde é outro desafio para o novo prefeito, com um sistema precário e carente de gestão eficiente. Faltam medicamentos, exames, consultas especializadas, novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e um Hospital que aguarda para ser inaugurado. Será necessário um gestor capacitado, com conhecimento na área da saúde e sensibilidade para lidar com o sofrimento da população.

Câmara dividida

A próxima Câmara Municipal de Apucarana contará com onze vereadores de onze partidos distintos, o que configura um cenário desafiador para o novo prefeito. Será fundamental buscar a união desses pequenos grupos e conquistar o apoio da casa legislativa. Na presidência, nomes como Bertoli, Deco e Molina surgem como possíveis candidatos, caso sejam eleitos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo