Chefe de energia atômica do Irã nega novidades em relatório de vigilância nuclear sobre programa de enriquecimento de urânio







Chefe do programa nuclear do Irã afirma que não há novidades em relatório internacional

Chefe do programa nuclear do Irã afirma que não há novidades em relatório internacional

Data de publicação: 03 de novembro de 2023

Por Paulo Almeida

O chefe de energia atômica do Irã, Mohammad Eslami, afirmou nesta quarta-feira que não há “nada de novo” em um relatório internacional de vigilância nuclear que afirma que Teerã reverteu uma desaceleração de meses em seu programa de enriquecimento de urânio, informou a mídia iraniana.

“Não fizemos nada de novo e estamos realizando as mesmas atividades de acordo com as regras”, disse Eslami.

Um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visto pela Reuters na terça-feira disse que o Irã “aumentou sua produção de urânio altamente enriquecido, revertendo uma redução de produção anterior a partir de meados de 2023”.

As declarações de Eslami surgem em meio a crescentes tensões no cenário internacional em relação ao programa nuclear iraniano. Os Estados Unidos e outros países têm expressado preocupação com o aumento da produção de urânio enriquecido pelo país, afirmando que isso representa uma ameaça à segurança global.

O Irã, por sua vez, tem reiterado que seu programa nuclear tem fins pacíficos e que está em conformidade com os acordos e regras internacionais. As autoridades iranianas alegam que estão exercendo seu direito de desenvolver energia nuclear para geração de eletricidade e outros fins civis.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo