Chegada da primeira onda de frio no Brasil traz instabilidade e queda de temperatura no Sul e Sudeste do país.



Artigo sobre a primeira onda de frio do outono no Brasil

A primeira onda de frio do outono chega ao Brasil

A partir desta quarta-feira (17), o Brasil está sofrendo os efeitos da primeira onda de frio do outono. A frente de instabilidade que traz consigo o ar polar deve atingir principalmente o Sul e o Sudeste do país.

Em São Paulo, mesmo com o início do frio, o tempo ainda permanece quente nesta quarta-feira, com possibilidade de pancadas de chuva e o risco de alagamentos, como alerta o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

No Sul do país, já foi registrada uma queda na temperatura nessa quarta-feira, com fortes chuvas atingindo a região na terça-feira. Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, chegou a ficar em alerta devido ao volume intenso de precipitação, resultando em problemas isolados, como a área destelhada do Pronto-Atendimento Lomba do Pinheiro durante o temporal.

A frente fria já alcançou o Paraná, onde ainda são esperadas chuvas e trovoadas nesta manhã de quarta-feira, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), antes do declínio da temperatura. O sul do país também pode registrar geada em áreas de serra e planalto entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas próximas madrugadas.

Em São Paulo, a instabilidade chega na quarta-feira, e a capital terá uma queda significativa na temperatura a partir de quinta. As mínimas e máximas devem variar entre 17°C e 20°C, segundo previsões do Inmet.

Essa sequência de calor, chuva e frio é resultado da passagem das frentes frias, que transportam umidade e dividem o ar quente do ar polar. No entanto, a previsão é que esta frente fria não seja seguida por outra, o que significa que áreas como o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil não devem registrar grandes variações nas temperaturas.

Em cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, são esperadas pancadas de chuva ao longo do dia, com quedas nas temperaturas previstas para quinta-feira. No Centro-Oeste, cidades como Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) devem ter chuvas e temperaturas mais amenas ao longo da semana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo