Cidadão espanhol detido no Irã é libertado em ação “humanitária”, diz porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores iraniano.







Libertação de cidadão espanhol detido no Irã

Libertação de cidadão espanhol detido no Irã foi uma medida “humanitária”, afirma porta-voz iraniano

DUBAI (Reuters) – Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores iraniano, Nasser Kanaani, declarou que a libertação de um cidadão espanhol detido no Irã foi uma medida “humanitária”.

A agência de notícias semioficial SNN informou no domingo que Santiago Sánchez havia sido entregue às autoridades da embaixada da Espanha em Teerã e que estava previsto para deixar a capital iraniana com destino a Madri pouco depois.

Além disso, a embaixada do Irã em Madrid também divulgou um comunicado em uma rede social, confirmando a libertação de Sánchez.

De acordo com as informações, a libertação do cidadão espanhol acontece em um momento de maior tensão nas relações entre o Irã e outros países, especialmente os europeus e os Estados Unidos, devido a questões políticas e disputas envolvendo acordos nucleares.

Essa medida do Irã é interpretada como um gesto de boa vontade em meio às tensões internacionais, mas representa também um sinal positivo para o restabelecimento de diálogos e negociações diplomáticas entre as nações envolvidas.

Espera-se que a libertação de Santiago Sánchez ajude a melhorar as relações entre o Irã e a Espanha, abrindo caminho para um diálogo mais construtivo e uma melhor cooperação bilateral em diferentes áreas, como comércio, investimentos e questões humanitárias.

Essa notícia representa um alívio para a família e o governo espanhol, que vinham fazendo constantes apelos pela libertação de Sánchez e acompanhando de perto os desdobramentos desse caso que vinha se arrastando por meses.

Com a libertação de Santiago Sánchez, as esperanças de uma resolução pacífica para as diferenças entre as nações envolvidas são renovadas, dando um novo fôlego para os esforços diplomáticos em busca de um entendimento mútuo e de uma paz duradoura.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo