Cinemateca Brasileira anuncia mostra retrospectiva de Quentin Tarantino e homenagem a Amácio Mazzaropi para o próximo ano






Artigo sobre a Cinemateca Brasileira

Retrospectiva de Quentin Tarantino e homenagem a Amácio Mazzaropi em mostra da Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira, localizada em São Paulo, anunciou uma programação especial para o próximo ano. A instituição prepara uma mostra retrospectiva do renomado cineasta Quentin Tarantino, que será realizada no mês de fevereiro. Tarantino é celebrado por filmes icônicos como “Pulp Fiction” e “Bastardos Inglórios”. Os fãs do diretor terão a oportunidade de rever ou conhecer algumas de suas obras mais famosas.

Homenagem a Amácio Mazzaropi

Além da mostra de Tarantino, a Cinemateca irá homenagear o diretor e comediante brasileiro Amácio Mazzaropi (1912-1981) com a exibição de seus longas no segundo semestre de 2024. Mazzaropi é uma figura importante na história do cinema nacional e sua obra será celebrada neste evento especial.

Coleção de filmes raros

Outro destaque da programação será a exibição da coleção de filmes raros feitos de rolos de nitrato de celulose, utilizados no início do século 20. O acervo, considerado o mais antigo e frágil da Cinemateca, passou por um processo de recuperação e digitalização em 2023. Essa será uma oportunidade única para os espectadores apreciarem produções cinematográficas raras e de grande valor histórico.

Balando de público

De acordo com relatórios da Cinemateca, de janeiro até novembro deste ano, mais de 200 mil pessoas frequentaram a programação de filmes, cursos e eventos oferecidos pela instituição. Isso demonstra o interesse do público em consumir e aprender mais sobre cinema, reforçando a importância da Cinemateca Brasileira como um centro de cultura e entretenimento na cidade de São Paulo.

Telinha

Além das novidades na Cinemateca, a atriz Maria Fernanda Cândido posa como Cândida, personagem inédita na releitura que a Globo faz de “Renascer”. Na trama, ela é a viúva de um fazendeiro da região, que morre enforcado num pé de cacau. Será ela que acolherá José Inocêncio (Humberto Carrão) na primeira fase da história, quando ele fica entre a vida e a morte. O papel é uma participação especial. Cândida entregará suas terras para o protagonista e vai recomeçar a sua vida longe dali. “A Cândida é absolutamente inspiradora”, diz a atriz.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo