Coleção Folha Fauna Brasileira para Crianças apresenta a cuíca-de-três-listras, um mamífero peculiar do Brasil

No livro lançado no último domingo (10) pela Coleção Folha Fauna Brasileira para Crianças, o destaque vai para a cuíca-de-três-listras, pequeno mamífero que pertence ao grupo dos marsupiais. Mesmo não tendo o marsúpio, uma bolsa onde os filhotes vivem após o nascimento e completam seu desenvolvimento, a gestação desses animais é curta e dura apenas duas semanas.

Após o nascimento, os filhotes passam cerca de dois meses presos às mamas da mãe e depois ficam reclusos em tocas. Só então eles começam a se aventurar no ambiente ao seu redor. Essas cuícas são pequenas, com pouco mais de dez centímetros, e se camuflam no chão das florestas, especialmente na mata atlântica.

Para conhecer esses curiosos animais, é preciso ter um olhar atento e treinado, já que eles são difíceis de serem vistos. No entanto, o livro oferece a oportunidade de vê-los por meio das fotos, que contam com a colaboração do Projeto Marsupiais, do Instituto Últimos Refúgios.

A cuíca-de-três-listras é um mamífero fascinante que desperta curiosidade pelo seu parentesco com os gambás e cangurus, mesmo não possuindo o marsúpio. Sua gestação é diferente dos demais mamíferos, com um período curto de apenas duas semanas. Após o nascimento, os filhotes ficam presos às mamas da mãe por dois meses, até que se sintam seguros para explorar o ambiente.

Devido ao seu tamanho diminuto, as cuícas-de-três-listras se camuflam facilmente nas florestas, principalmente na mata atlântica. Para apreciá-las em detalhes, é necessário contar com as fotografias disponíveis no livro da Coleção Folha Fauna Brasileira para Crianças, em parceria com o Projeto Marsupiais.

Essa espécie de cuíca desperta curiosidade por suas características únicas e por estar inserida no grupo dos marsupiais, mesmo sem o marsúpio presente em outras espécies. Suas peculiaridades reforçam a diversidade e a importância da fauna brasileira, que muitas vezes desconhecemos.

A coleção da Folha apresenta aos pequenos leitores um panorama completo de diferentes espécies presentes no país, contribuindo para a formação de conhecimento sobre a fauna e despertando o interesse pela preservação do meio ambiente.

Portanto, as cuícas-de-três-listras são mais do que instrumento musical no samba, são mamíferos surpreendentes que merecem ser conhecidos pelas crianças, auxiliando na sensibilização para a importância da conservação da fauna brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo