Com conjunto forte e mira certeira, Bragantino vira ameaça ao título do Botafogo no Brasileirão

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Bragantino, considerado a quinta força do futebol paulista na competição, derrotou o Palmeiras por 2 a 1 de virada, no interior paulista, e assumiu a segunda posição na classificação. Com essa vitória, o Braga chegou a 45 pontos, ultrapassando o próprio Palmeiras e o Grêmio e situando-se bem à frente das demais equipes de São Paulo no Brasileiro, como São Paulo, Corinthians e Santos.

Com uma sequência de quatro vitórias e um empate, o time de Bragança Paulista tornou-se a maior ameaça ao título do Botafogo, que lidera a competição com 52 pontos, mas vem acumulando tropeços nas últimas partidas.

O Bragantino, comandado pelo técnico Pedro Caixinha, de 52 anos, é mais um dos portugueses que têm se destacado no futebol nacional nos últimos tempos. Apesar de não contar com nomes famosos no elenco, o time se apoia no conjunto para fazer frente aos adversários.

Um dos pontos fortes do Braga é o controle do jogo, pois é o quarto time com maior posse de bola no Brasileiro, segundo o instituto suíço Cies. Tendo a posse, o time corre risco zero de ser ameaçado pelo oponente, ficando atrás apenas de Fluminense, São Paulo e Flamengo nesse quesito.

Mas o que chama mais atenção nos números do Bragantino são os índices de pontaria. O time é o mais preciso ao mirar o gol adversário e o que menos permite ao rival acertar a meta defendida pelos goleiros Cleiton e Lucão. No ataque, são 5,8 finalizações com endereço certo por partida, sendo que aproximadamente uma a cada quatro termina em gol.

Em comparação com ligas do mundo, os times brasileiros finalizam pouco no alvo. Na Alemanha, a média do Bayern é de 9,4, na Holanda é a mesma do Feyenoord, na Inglaterra os melhores são Brighton e Manchester City, e na Espanha é o Real Madrid.

Na defesa, o Braga permite aos seus rivais 3,1 finalizações certas por partida, quase a metade do número do Coritiba, que está na lanterna do Brasileiro, e do América-MG, o penúltimo na tabela. Sua média de gols sofridos por jogo é de 0,9, tendo a terceira melhor defesa da competição.

O Bragantino terá desafios complicados nas próximas cinco partidas, enfrentando Athletico-PR, Santos, Fluminense, Atlético-MG e Flamengo. Caso mantenha o desempenho atual, o Bragantino poderá alcançar um título inédito e acrescentar mais um troféu à sua pequena galeria de conquistas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo