Comissão Eleitoral russa descarta candidatura de jornalista e ex-deputada municipal Ekaterina Dountsova para eleição presidencial de março de 2024.




Comissão Eleitoral russa descarta candidatura de jornalista para eleição presidencial de 2024

A Comissão Eleitoral russa anunciou neste sábado (23) que rejeitou a candidatura da jornalista e ex-deputada municipal Ekaterina Dountsova para a eleição presidencial de março de 2024. Dountsova, que lidera o pequeno partido liberal Yabloko, vinha fazendo campanha pela democracia e pelo fim da guerra na Ucrânia nos últimos dois anos.

Segundo informações da televisão russa, a Comissão alegou “erros nos documentos” apresentados por Dountsova como motivo para a rejeição da candidatura. A presidente do órgão, Ella Pamfilova, confirmou que a decisão foi tomada por unanimidade. “Você é jovem, tem uma vida pela frente”, disse Pamfilova, dirigindo-se à candidata, de 40 anos.

Em uma declaração à imprensa russa, Ekaterina Dountsova lamentou a decisão da Comissão Eleitoral, classificando-a como “triste” e contra “uma iniciativa popular”. Ela também anunciou sua intenção de apelar da decisão ao Supremo Tribunal russo no domingo, 24 de dezembro.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo