Conferência de Segurança de Munique reúne líderes mundiais para discutir temas críticos de política internacional

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, está presente na Conferência de Segurança de Munique e já se programam discussões bilaterais com a vice-presidente americana, Kamala Harris. Além disso, mais de 30 congressistas americanos, de ambos os partidos, republicanos e democratas, marcam presença no evento, juntamente com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

Als vão comparecer à conferência diversos líderes mundiais, como o chanceler alemão, Olaf Scholz, acompanhado por ministros de Estado alemães. O presidente francês, Emmanuel Macron, e o premiê polonês Donald Tusk também estão na lista de participantes do evento.

Outras personalidades importantes presentes no encontro são o presidente de Israel, Isaac Herzog, e o ministro do Exterior de Israel, Israel Katz, bem como o premiê palestino, Mohammed Shtayyeh. A situação no sul da Faixa de Gaza e a busca por soluções para o conflito na região devem ser temas relevantes de discussão.

Uma ausência notável na conferência deste ano é a de representantes do governo russo, assim como em 2023. Desde a invasão russa da Ucrânia, o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, e o presidente Vladimir Putin não recebem mais convites para participar do evento. Também não foram convidados representantes da liderança iraniana.

Outra ausência significativa é a do partido alemão de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que não foi convidado para o evento, devido a uma série de protestos no país após a revelação de que membros da legenda participaram de uma reunião sigilosa onde foi discutida a expulsão em massa de migrantes da Alemanha.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo