Confira a liderança da USP nos principais rankings universitários da atualidade, mantendo-se como a melhor do Brasil.




Artigo sobre Qualidade das Universidades

Os principais rankings universitários da atualidade têm alterado as formas de avaliar a qualidade das universidades em todo o mundo. E, dentre essas classificações, a USP continua liderando no Brasil, se mantendo no topo do pódio em diferentes rankings.

Completando 90 anos nesta quinta-feira (25), a instituição paulista se destaca como a melhor universidade no mais recente RUF (Ranking Universitário Folha) e a melhor representante brasileira em rankings latino-americanos, como o QS, e globais, como o THE (Times Higher Education).

De acordo com o Webometrics, a USP lidera toda a América Latina, enquanto no ranking QS, a universidade paulista perde apenas para a PUC do Chile. Além disso, no THE, a USP está classificada no grupo 201º–250º das melhores universidades do mundo, demonstrando seu desempenho em níveis internacionais.

A análise dos rankings aponta que, ao lado da USP, estão instituições de excelência como Sussex (do Reino Unido), Northeastern (dos EUA) e Potsdam (da Alemanha). A pontuação geral da USP no THE tem crescido nos últimos anos, indicando evolução, apesar de perdas de posições em comparação com outras universidades mundiais que cresceram mais rapidamente.

Embora a USP tenha registrado um aumento em sua pontuação no THE desde 2013, outras universidades, como as chinesas, conseguiram um avanço mais significativo. Nesse contexto, a liderança da USP chama a atenção em outro ranking, o Leiden, que a posiciona em 12º lugar no mundo com foco no impacto da pesquisa científica. Outro ranking do Leiden destaca a USP em 3º lugar no mundo, considerando a diversidade de gênero.

O destaque para a diversidade reflete uma tendência crescente nas avaliações universitárias globais, apontando que instituições de qualidade devem ter uma representação equitativa de gênero e raça entre alunos e docentes. Nesse sentido, a USP adotou políticas afirmativas para pretos, pardos e indígenas, visando a inclusão e representatividade na universidade.

Embora a USP mantenha-se como a melhor universidade do país e possa alcançar avanços pontuais nos rankings universitários mundiais, uma abordagem conjunta entre as esferas estadual e federal poderia impulsionar ainda mais a posição da instituição rumo aos 100 anos, fortalecendo as melhores universidades do Brasil.


Confira a posição da USP em rankings universitários

THE 2024 (Times Higher Education)
201º–250º no mundo

ARWU 2023 (“Ranking de Shanghai”)
101º–150º no mundo

Leiden 2023 (ranking de impacto científico)
12º no mundo

QS 2024 América Latina
2º na América Latina

Webometrics 2023 América Latina
1º na América Latina

RUF – Ranking Universitário da Folha 2023
1º no Brasil


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo