Copom do Banco Central inicia nova reunião para definir possível redução da Selic para 10,75% ao ano, a sexta consecutiva.




Reunião do Copom do Banco Central

Na última terça-feira (19), os executivos do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deram início a uma nova reunião para discutir a taxa básica de juros da economia brasileira.

Após a redução de 11,75% para 11,25% ao ano no final de janeiro, a expectativa é de que, neste encontro, seja decidido um novo corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic. Caso seja confirmado, essa seria a sexta queda consecutiva do indicador, levando a Selic para 10,75% ao ano.

Leia mais: STJ decide nesta quarta-feira (20) se Robinho cumprirá pena no Brasil

O Banco Central utiliza o sistema de metas para a inflação do país como base para determinar os juros. Assim, a Selic é ajustada sempre que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, apresenta variações.

Em 2024, a meta de inflação é de 3%, com uma margem de oscilação de 1,5 ponto percentual. Para atingir o objetivo, o IPCA precisa encerrar o ano entre 1,5% e 4,5%.




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo