Copom esclarece: mudança na comunicação não indica alteração no ciclo de políticas de juros, destaca ata do Banco Central




Alteração na comunicação do Copom não indica mudança no ciclo de juros

Alteração na comunicação do Copom não indica mudança no ciclo de juros

Hoje, durante a divulgação da ata do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, foi esclarecido que entender a alteração na comunicação sobre os passos futuros como uma indicação de mudança no ciclo da política de juros é um equívoco.

Segundo o Copom, apesar do cenário-base não ter sido significativamente alterado entre os encontros de janeiro e março, o comitê considerou necessário adotar uma postura mais flexível diante das incertezas no cenário internacional e doméstico.

Para alguns membros do Copom, caso as incertezas persistam no futuro, uma desaceleração no ritmo de cortes de juros poderá ser considerada, mesmo que a taxa ao final do ciclo permaneça inalterada.

“A mudança na comunicação reflete apenas uma análise do custo-benefício da utilização desse instrumento adicional de política monetária. É um equívoco interpretar a alteração na sinalização como uma indicação de mudança no ciclo de política monetária em conformidade com o cenário-base”, ressaltou o comitê.

O Copom alertou para os riscos de uma retirada tardia do “forward guidance” e enfatizou que isso poderia afetar a credibilidade da comunicação e gerar excessiva volatilidade nos mercados.

Na última quarta-feira (20), o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros (Selic) pela sexta vez consecutiva, passando de 11,25% para 10,75% ao ano. Esta redução mantém a intensidade aplicada desde o início do ciclo de flexibilização de juros, em agosto do ano passado.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo