Corredor de 50 anos morre após participar de prova de corrida em Caruaru (PE) e desenvolver rabdomiólise e hepatite fulminante.



Corredor morre após prova de corrida

Por G1

Dorgival Celerino do Nascimento, de 50 anos, morreu nesta quarta-feira (24) após participar de uma prova de corrida em Caruaru (PE).

Segundo informações, o rapaz foi hospitalizado momentos depois de ter praticado o exercício físico, com rabdomiólise, que é uma doença causada por lesão muscular e que geralmente deixa a urina preta. Ele ficou na UTI.

A prova que tinha participado teve percurso de 14 km. O corredor saiu do município de Pombos – a 65 km de Recife – para participar do evento. Ao passar pela cidade de Gravatá, teve os primeiros sintomas e foi levado a uma unidade de saúde no município. Posteriormente, foi encaminhado ao Hospital Regional do Agreste, onde veio a falecer.

Em nota, o hospital informou que a causa da morte foi uma hepatite fulminante e rabdomiólise, doença causada por lesão muscular aguda ocasionada por excesso de esforço físico.

A rabdomiólise é caracterizada pela degradação do tecido muscular, que libera uma proteína prejudicial no sangue. A condição se dá pelo excesso de força em atividades físicas, levando à musculatura a uma inflamação além do que os rins podem suportar.

Essa ruptura do tecido muscular resulta na liberação de uma proteína (mioglobina) no sangue, que pode danificar os rins. Os sintomas incluem urina avermelhada e escura, diminuição da quantidade de urina, fraqueza e dores musculares. O tratamento precoce com reposição intensa de fluidos reduz o risco de danos aos rins.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo