Demissão de secretário da Saúde gera polêmica no governo e resulta em mudança no comando da pasta.




Demissão de Helvécio Magalhães da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde

Demissão de Helvécio Magalhães da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde

No Diário Oficial da União desta terça-feira (19), foi publicada a demissão de Helvécio Magalhães do cargo de Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde. Magalhães estava ocupando o cargo desde janeiro de 2023.

A saída de Magalhães ocorre após uma reunião ministerial em que o presidente Lula (PT) fez cobranças à atual titular da pasta, Nísia Trindade, sobre o desempenho do ministério. A Secretaria de Atenção Especializada é uma das mais importantes do Ministério da Saúde, responsável pelo maior volume de repasses de verba do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo os hospitais federais. Em 2023, foram distribuídos mais de R$ 73 bilhões, sendo mais de R$ 8 bilhões destinados a emendas parlamentares.

Nísia Trindade já anunciou que nomeará Nilton Pereira Junior para ocupar o cargo de Secretário de Atenção Especializada. Pereira Junior atualmente é diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência e também deverá liderar o comitê de gestão dos hospitais federais do Rio de Janeiro.

Assinatura

Gostou deste texto? Assinantes podem liberar até cinco acessos gratuitos a qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo