Deputada autista processa governo de SP por negar acompanhante terapêutica para filho autista no ensino médio em escola estadual.




Deputada autista processa Estado por falta de acompanhante

Deputada Autista Processa Estado por Negativa de Acompanhante na Escola Pública

No decorrer da última semana, a deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP), que é autista e mãe de um adolescente autista, anunciou que entraria com um processo contra o governo de São Paulo, como cidadã, devido à recusa da escola pública estadual em permitir a entrada da acompanhante terapêutica de seu filho ou em oferecer um acompanhante com função pedagógica na sala de aula.

Theo, filho da deputada com 15 anos e autista com nível 3 de suporte e deficiência intelectual, está se preparando para o ensino médio após frequentar uma escola pública municipal, onde era proporcionado um ambiente inclusivo e adaptado às suas necessidades.

Em uma entrevista, a deputada discorreu sobre a importância da inclusão na vida de seu filho, explicou os motivos que a levaram a confrontar o Estado para garantir as devidas adaptações para Theo e destacou a falta de compreensão sobre o autismo. Ela ressaltou que a presença de um acompanhante capacitado é essencial para auxiliar o filho a se comunicar e se adaptar ao ambiente escolar.

Andréa compartilhou que a transição de Theo da escola municipal para a estadual, considerando a reputação negativa desta última em relação ao suporte a alunos com deficiências, foi motivo de preocupação. A deputada ressaltou a importância das adaptações e do profissional de apoio para o desenvolvimento do filho, conforme previsto em leis federais de inclusão.

A falta de entendimento sobre o autismo, especialmente em casos de maior suporte, foi mencionada como um obstáculo, já que muitas vezes o recurso de acessibilidade necessário é um acompanhante especializado. A deputada salientou que a escola pública, apesar de suas limitações, tem potencial para acolher melhor os alunos com deficiência.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, ao ser contatada, afirmou o compromisso com a política inclusiva e o apoio aos estudantes com autismo e outras deficiências, disponibilizando mais de 8 mil profissionais de apoio. A pasta ressaltou que os alunos com autismo participam das aulas regulares, recebem atendimento especializado e que novas diretrizes estão sendo implementadas para melhorar o serviço prestado pela Secretaria.

Diante disso, a batalha de Andréa Werner em garantir um ambiente propício para o desenvolvimento de seu filho na escola estadual destaca a importância da conscientização e da implementação efetiva de políticas inclusivas para alunos com deficiências.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo