Deputada Autista Processa Estado por Negativa de Acompanhante na Escola Pública
No decorrer da última semana, a deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP), que é autista e mãe de um adolescente autista, anunciou que entraria com um processo contra o governo de São Paulo, como cidadã, devido à recusa da escola pública estadual em permitir a entrada da acompanhante terapêutica de seu filho ou em oferecer um acompanhante com função pedagógica na sala de aula.
Theo, filho da deputada com 15 anos e autista com nível 3 de suporte e deficiência intelectual, está se preparando para o ensino médio após frequentar uma escola pública municipal, onde era proporcionado um ambiente inclusivo e adaptado às suas necessidades.
Em uma entrevista, a deputada discorreu sobre a importância da inclusão na vida de seu filho, explicou os motivos que a levaram a confrontar o Estado para garantir as devidas adaptações para Theo e destacou a falta de compreensão sobre o autismo. Ela ressaltou que a presença de um acompanhante capacitado é essencial para auxiliar o filho a se comunicar e se adaptar ao ambiente escolar.
Andréa compartilhou que a transição de Theo da escola municipal para a estadual, considerando a reputação negativa desta última em relação ao suporte a alunos com deficiências, foi motivo de preocupação. A deputada ressaltou a importância das adaptações e do profissional de apoio para o desenvolvimento do filho, conforme previsto em leis federais de inclusão.
A falta de entendimento sobre o autismo, especialmente em casos de maior suporte, foi mencionada como um obstáculo, já que muitas vezes o recurso de acessibilidade necessário é um acompanhante especializado. A deputada salientou que a escola pública, apesar de suas limitações, tem potencial para acolher melhor os alunos com deficiência.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, ao ser contatada, afirmou o compromisso com a política inclusiva e o apoio aos estudantes com autismo e outras deficiências, disponibilizando mais de 8 mil profissionais de apoio. A pasta ressaltou que os alunos com autismo participam das aulas regulares, recebem atendimento especializado e que novas diretrizes estão sendo implementadas para melhorar o serviço prestado pela Secretaria.
Diante disso, a batalha de Andréa Werner em garantir um ambiente propício para o desenvolvimento de seu filho na escola estadual destaca a importância da conscientização e da implementação efetiva de políticas inclusivas para alunos com deficiências.