Deputados brasileiros cobram posicionamento firme do governo em relação a Israel e pedem rompimento de relações em ato contra genocídio palestino.




Deputados brasileiros pedem rompimento de relações com Israel em ato contra genocídio palestino

Em um ato político realizado recentemente, representantes do Congresso Nacional se manifestaram contra a atuação de Israel na Faixa de Gaza e pediram o rompimento de relações diplomáticas e econômicas com o Estado israelense. Os deputados Jandira Feghali e João Pedro Stédile, do Partido dos Trabalhadores, juntamente com outros parlamentares, reforçaram a necessidade de o Brasil adotar uma postura mais firme diante do conflito no Oriente Médio.

“Mas na verdade, esse não é o argumento central. A questão central é a anexação de território e a eliminação de boa parte do povo palestino. A guerra não é entre Israel e o Hamas, a guerra é entre Israel e o povo palestino”, destacou Jandira em entrevista à Opera Mundi. Ela ressaltou a importância de não se omitir diante da situação e de aumentar a pressão internacional contra Israel.

Os deputados também cobram um posicionamento firme do governo brasileiro em relação a Israel, uma vez que o Estado indica que “vai seguir com a ampliação do genocídio do povo palestino”. Jandira Feghali defendeu que o Brasil deve romper relações com Israel, tomando como exemplo outros países da América Latina que adotaram essa postura. Além disso, afirmou que o governo brasileiro precisa retirar os brasileiros da Faixa de Gaza e endurecer sua posição em relação a Israel em todos os aspectos.

O ato aconteceu no momento em que o conflito completou um mês. Durante esse período, a Faixa de Gaza sofreu com mais de 10 mil mortes e dezenas de milhares de feridos em decorrência das operações do Exército de Israel. A crise humanitária se agravou em ritmo frenético, com hospitais e serviços essenciais entrando em colapso. A população local enfrenta escassez de recursos básicos como água potável, alimento, eletricidade e combustível, e infraestruturas como escolas, mesquitas e prédios residenciais são constantemente bombardeadas.

Em meio a esse cenário de caos, os deputados brasileiros chamam atenção para a necessidade de solidariedade internacional e a defesa do povo palestino. Segundo Jandira, diante de um genocídio ao vivo, é imprescindível que todos se manifestem e se posicionem a favor da paz na região.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo