Desafio lunar: a inovação orientada por missões e as lições do discurso de Kennedy há mais de 60 anos






Artigo Sobre Inovação Orientada por Missões


Inovação Orientada por Missões: O Legado de John F. Kennedy no Discurso na Universidade Rice

Por: Autor

Mais de 60 anos atrás, em 12 de setembro de 1962, o então presidente dos EUA, John F. Kennedy, proferiu um histórico discurso no estádio da Universidade Rice, no Texas.

Colunas e Blogs

Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha

Ele conclamou seus conterrâneos a se unirem para, antes do final da década, enviar seres humanos à Lua e trazê-los de volta à Terra em segurança. A partir desse discurso, foi cunhada a expressão “Moon shot”, que significa iniciar um projeto com objetivos ambiciosos, mas bem definidos, com ousadia temperada por uma avaliação serena dos meios para alcançá-los.

No discurso, Kennedy afirmou que a escolha de ir à Lua não era por se tratar de algo fácil, mas porque era difícil; a ambiciosa missão serviria para organizar e mensurar o melhor das capacidades e talentos disponíveis. Os avanços do programa Apollo se estenderam bem além da agenda espacial, trazendo inovações em inúmeras áreas diferentes, até em vestuário.

Em outubro passado, ocorreu o Primeiro Fórum Brasileiro de Inovação Orientada por Missões, nas dependências da USP, com o objetivo de qualificar e disseminar a prática desse tipo de inovação, abordando temas como Amazônia, saúde, agricultura, indústria e transformação energética.

Sentados na mesa de definição de uma missão, no tema agricultura, estavam representantes de propriedades agrícolas, de órgãos de governo, da academia, de sindicatos de trabalhadores do campo e, em especial, das processadoras de castanhas. Logo de partida, na definição da missão, o aspecto de cocriação estava presente.

Entre em contato: email@exemplo.com


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo