Desmatamento altera comunidades microbianas do solo e compromete serviços ambientais essenciais, revela estudo publicado na revista PNAS.

Artigo sobre os efeitos do desmatamento na biodiversidade do solo

Efeitos do desmatamento na biodiversidade do solo

Recentemente, um estudo publicado na revista PNAS revelou os impactos profundos do desmatamento na biodiversidade microscópica do solo. O artigo, assinado por Xinjing Qu e Manuel Delgado-Baquerizo, analisou quase 700 áreas que anteriormente eram florestas, agora convertidas em terras agrícolas. Os resultados mostram consequências alarmantes para a diversidade microbiana e os serviços ambientais oferecidos por esses organismos.

As comunidades de micro-organismos do solo desempenham papéis fundamentais na decomposição de matéria orgânica, reciclagem de nutrientes e regulação química do ambiente. No entanto, o desmatamento e a conversão dessas áreas em plantações comerciais, pastagens e lavouras têm impactos negativos significativos nesses ecossistemas. As plantações favorecem fungos parasitas em detrimento dos simbiontes, essenciais para a absorção de nutrientes pelas plantas. Além disso, a diversidade de bactérias aumenta, mas com espécies de metabolismo acelerado, relacionadas à rápida absorção de fertilizantes artificiais.

Os pesquisadores observaram uma redução de até 48% do carbono orgânico e 23% do nitrogênio no solo pós-desmatamento, indicando uma perda significativa de fertilidade. A longo prazo, esses indicadores podem melhorar lentamente, mas quando o solo é constantemente utilizado para lavouras comerciais, a situação se agrava, tornando o solo praticamente sem vida.

Embora a agricultura comercial seja essencial para suprir a demanda alimentar da população, é fundamental considerar a importância da biodiversidade do solo para sua saúde a longo prazo. Preservar esses recursos é crucial não apenas do ponto de vista ambiental, mas também econômico, visando garantir a sustentabilidade das práticas agrícolas.

Diante dessas evidências, é importante repensar a forma como lidamos com o desmatamento e a conversão de florestas em áreas agrícolas, buscando estratégias mais sustentáveis e que preservem a biodiversidade do solo. A saúde do nosso planeta depende diretamente da saúde dos ecossistemas que o compõem.