Documento encontrado na casa de ex-ministro é ligado à trama golpista investigada pela PF, revela depoimento de general.





Minuta ligada à trama golpista encontrada na casa do ex-ministro da Justiça

No depoimento prestado em 1º de março, o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes afirmou que a minuta encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres foi apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em uma reunião com os chefes das Forças Armadas, em dezembro de 2022. Esta é a primeira vez que a minuta é ligada à trama golpista investigada pela Polícia Federal.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, que tornou público o depoimento do general Freire Gomes na sexta-feira (15), revelou detalhes do que teria acontecido a portas fechadas e implicou outros investigados, como o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior.

Os depoimentos dos envolvidos reforçam os indícios que a PF vem colhendo na investigação, que tem se encaminhado cada vez mais para o ex-presidente Bolsonaro. O advogado do ex-presidente, Fabio Wajngarten, criticou Freire Gomes, alegando que o general tem “memória seletiva” por não se lembrar da data de uma reunião com Bolsonaro.

Entrevista e podcast sobre a investigação

O podcast desta segunda-feira (18) discute como os depoimentos tornados públicos na semana passada reforçam a apuração da trama golpista para manter Bolsonaro no poder e o que ainda precisa ser demonstrado pela investigação. O episódio conta com a participação dos repórteres Cézar Feitoza e Fabio Serapião, da Folha em Brasília.

O programa de áudio é disponibilizado no Spotify, plataforma de streaming parceira da Folha na iniciativa, especializada em música, podcast e vídeo. Para ouvir o episódio, basta acessar o link acima ou cadastrar gratuitamente no aplicativo.

Sobre o Café da Manhã

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. Apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Laila Mouallem, e edição de som por Thomé Granemann.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo