Dois helicópteros da Marinha japonesa caem no mar durante exercício, deixando um tripulante morto e sete desaparecidos: investigações em andamento.




Dois helicópteros da Marinha japonesa caem no mar durante treinamento

Dois helicópteros da Marinha japonesa caem no mar durante exercício de treinamento

No último sábado (20), dois helicópteros SH-60K da Força de Autodefesa Marítima do Japão caíram no mar durante um exercício de treinamento próximo à ilha de Torishima, a cerca de 600 quilômetros ao sul de Tóquio. O acidente resultou na tragédia que matou pelo menos um dos oito tripulantes a bordo, enquanto os outros sete continuam desaparecidos, de acordo com informações do ministério da Defesa japonês.

O ministro da Defesa, Minoru Kihara, informou que equipes de resgate foram enviadas ao local do acidente para procurar os tripulantes desaparecidos. A causa do acidente ainda não foi determinada, mas há indícios de que os dois helicópteros tenham colidido, já que os gravadores de voo foram encontrados próximos um do outro.

O chefe do Estado-Maior da Marinha, almirante Ryo Sakai, anunciou a suspensão temporária dos treinamentos envolvendo os SH-60K até que sejam adotadas medidas preventivas e a causa do acidente seja esclarecida. Ainda neste domingo, foram mobilizadas 12 navios de guerra e sete aeronaves para auxiliar nos esforços de busca e resgate, contando também com o apoio da guarda costeira do Japão.

O embaixador dos EUA no Japão, Rahm Emanuel, manifestou solidariedade e ofereceu a assistência do seu país nos trabalhos de resgate da tripulação desaparecida. A investigação sobre as circunstâncias do acidente continua em andamento para esclarecer as causas que levaram à queda dos helicópteros da Marinha japonesa.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo