Eleições na Turquia: Votação para prefeitos em Istambul pode definir futuro político do país em meio a incertezas econômicas.



Neste domingo (31), os eleitores turcos foram às urnas para eleger novos prefeitos em um processo que tem sido visto como um referendo sobre a administração do presidente Recep Tayyip Erdogan. As eleições municipais são especialmente importantes em Istambul, considerada a “joia” do país e governada pela oposição desde 2019, representando um grande desafio para o partido do presidente, o AKP.

O atual prefeito, Ekrem Imamoglu, busca a reeleição e uma vitória nesta eleição poderia torná-lo um forte candidato nas próximas eleições presidenciais em 2028, contribuindo para moldar o cenário político futuro do país.

No entanto, a apatia dos eleitores foi evidente nas seções eleitorais, com muitos expressando preocupação com os desafios do dia a dia. Uma eleitora, Guler Kaya, de 43 anos, lamentou que a crise econômica tenha impactado profundamente a classe média, levando à renúncia de atividades de lazer. Ela expressou temores de que uma vitória de Erdogan poderia agravar ainda mais a situação.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo