Elon Musk ataca ministro do STF e provoca debates sobre liberdade de expressão e regulação das redes sociais no Brasil.




Discussão no X pauta política e Justiça brasileiras

Discussão no X pauta política e Justiça brasileiras

Na última segunda-feira (8), uma discussão no X, ex-Twitter, tomou conta dos debates políticos e judiciais no Brasil. O empresário Elon Musk, proprietário da plataforma, fez ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e sugeriu que poderia descumprir ordens da corte.

O caso causou repercussão tanto na direita, que defendeu Musk sob a bandeira da liberdade de expressão, quanto na esquerda. Ministros do governo Lula criticaram os ataques do empresário à soberania nacional e defenderam a regulação das redes sociais. No Judiciário, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, alertou para a “instrumentalização criminosa” das plataformas, sem mencionar diretamente Musk.

No domingo, Moraes incluiu Musk como investigado no inquérito das milícias digitais. Já nesta segunda-feira, durante uma transmissão no próprio X, Musk reiterou suas críticas a Moraes. Questionado por um empresário sobre seus pensamentos nesses momentos, o dono do X respondeu de forma enigmática.

O programa de podcast “Café da Manhã” desta terça-feira (9) analisa a atitude de Elon Musk e os desdobramentos do embate com Alexandre de Moraes. A entrevista é conduzida por Carlos Affonso de Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade e professor da UERJ.

O “Café da Manhã” é publicado diariamente, sempre no início do dia, no Spotify, plataforma parceira da Folha. Os jornalistas Gustavo Simon e Magê Flores apresentam o episódio, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem, Lucas Monteiro e Victor Lacombe, e edição de som por Thomé Granemann.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo