Em visita a São Paulo, Macron evita encontro com governador aliado de Bolsonaro, gerando polêmica e questionamentos sobre agenda.




Presidente da França não se encontra com governador de São Paulo em visita à cidade

Presidente da França não se encontra com governador de São Paulo em visita à cidade

No decorrer do dia de ontem (27), o presidente da França, Emmanuel Macron, esteve na cidade de São Paulo para uma série de compromissos que incluíam quatro eventos. No entanto, durante toda a sua estadia na cidade, não houve nenhum encontro entre Macron e o governador Tarcísio de Freitas, do partido Republicano.

Em contrapartida, o presidente francês se reuniu com os governadores Helder Barbalho, do Pará, e Claudio Castro, do Rio de Janeiro, durante suas visitas aos respectivos estados, sempre acompanhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ausência de um encontro entre Macron e Tarcísio pode estar relacionada a questões políticas, uma vez que o governador é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, do partido PL, que tem histórico de desentendimentos com o presidente francês. Bolsonaro chegou a criticar publicamente Brigitte Macron, primeira-dama da França, em uma rede social, agravando a relação entre os dois países.

No passado, Tarcísio já foi alvo de críticas de apoiadores de Bolsonaro por receber em audiência Graça Machel, viúva do líder sul-africano Nelson Mandela, que é considerado terrorista e comunista por parte da direita. Esses desencontros contrastam com a postura do governador, que costuma manter diálogo com autoridades internacionais, como representantes da Irlanda, Índia e Reino Unido.

Apesar da falta de contato entre Macron e Tarcísio, aliados do governador minimizam a situação, atribuindo-a a conflitos de agenda. A possibilidade de uma reunião no aeroporto de Guarulhos chegou a ser cogitada, mas acabou não se concretizando. A embaixada da França foi contatada, porém se recusou a comentar o assunto.

Gostou deste texto? Assinantes podem liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no botão abaixo:



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo