Empresa de veículos autônomos Cruise suspende temporariamente suas operações após suspensão de licença pela Califórnia.

A empresa de veículos autônomos Cruise anunciou a suspensão temporária de suas operações após a decisão das autoridades californianas de suspender sua licença para operar carros sem condutor. A Cruise é uma subsidiária da gigante americana General Motors (GM).

Em uma mensagem postada na plataforma X, antigo Twitter, na noite de quinta-feira (26), a empresa afirmou que a restauração da confiança do público é a coisa mais importante neste momento. Para alcançar esse objetivo, a Cruise decidiu suspender temporariamente as operações sem motorista de todas as suas frotas para revisar seus processos, sistemas e ferramentas.

Segundo o site da empresa, ela oferecia passeios em veículos autônomos em São Francisco, na Califórnia, Houston e Austin, no Texas, e Phoenix, no Arizona. Porém, na terça-feira (24), a Agência de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) informou a Cruise que suas licenças para veículos autônomos e testes sem motorista estavam sendo suspensas imediatamente, citando um “risco irracional para a segurança pública”.

A DMV mencionou que a Cruise precisa cumprir as condições exigidas pelo departamento para que suas licenças sejam restabelecidas. A decisão da suspensão não foi acompanhada pela definição de um prazo para a duração dessa medida.

No início deste mês, em São Francisco, um carro Cruise sem motorista atropelou uma pedestre que já havia sido atropelada por outro veículo. A vítima foi hospitalizada em estado crítico. Os táxis autônomos da Waymo (Google) e da Cruise, equipados com câmeras e lasers de detecção, operam em São Francisco desde o ano passado, gerando debates sobre seus avanços e riscos.

Em agosto, a Agência de Transportes da Califórnia concedeu permissão para a Waymo e a Cruise expandirem seus serviços pagos na cidade. Pouco depois, as autoridades rodoviárias solicitaram à Cruise que reduzisse sua frota em São Francisco pela metade enquanto investigavam duas colisões, incluindo uma com um caminhão dos bombeiros.

Com a suspensão temporária de suas operações, a Cruise trabalhará para revisar seus processos e garantir o apoio e a confiança do público. A empresa precisará cumprir as condições estipuladas pela DMV antes de solicitar o restabelecimento de suas licenças suspensas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo