Empresário Elon Musk realiza terceiro voo teste da espaçonave Starship da Space X em direção à Lua e Marte.




Exploração Espacial e Programa de Redução do Desmatamento

Exploração Espacial e Programa de Redução do Desmatamento

Elon Musk é um dos empresários que investe em exploração espacial. No mês passado, o dono da Space X realizou o terceiro voo teste da espaçonave Starship, projetada para alcançar a Lua e Marte. O lançamento, sem tripulantes, foi considerado o mais bem-sucedido projeto até o momento, mas a base perdeu o contato com a nave quando ela se encaminhava para voltar à órbita da Terra.

Lula participou de lançamento de programa para reduzir o desmatamento e as queimadas na Amazônia. A iniciativa prevê R$ 730 milhões em investimentos da União para promover o desenvolvimento sustentável em 70 municípios da região.

Dinheiro será destinado a ações nos municípios a pela lógica do “pagamento por performance”. Segundo o governo federal, quanto maior a redução anual do desmatamento e da degradação, maior será o valor investido. O parâmetro será o sistema de monitoramento Prodes, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Elon Musk, conhecido por ser um dos empresários mais visionários da atualidade, tem investido significativamente em projetos de exploração espacial. No último mês, sua empresa Space X realizou o terceiro voo teste da espaçonave Starship, que tem como objetivo principal alcançar destinos como a Lua e Marte. Apesar de ter sido considerado o lançamento mais bem-sucedido até o momento, a missão enfrentou contratempos quando a base perdeu o contato com a nave durante o processo de retorno à órbita terrestre.

O ex-presidente Lula, por sua vez, esteve envolvido no lançamento de um importante programa voltado para a redução do desmatamento e das queimadas na Amazônia. Com um investimento previsto de R$ 730 milhões por parte da União, a iniciativa visa promover o desenvolvimento sustentável em 70 municípios da região.

Os recursos destinados para as ações nos municípios seguirão a lógica do “pagamento por performance”, estabelecida pelo governo federal. De acordo com essa abordagem, a redução anual do desmatamento e da degradação ambiental será o principal critério para determinar o valor investido em cada região. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, por meio do sistema de monitoramento Prodes, será responsável por avaliar os resultados alcançados.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo