Ensino em tempo integral melhora aprendizado em 35% em matemática e 26% em língua portuguesa nas escolas públicas de São Paulo.




Impacto positivo do ensino em tempo integral em São Paulo

Impacto positivo do ensino em tempo integral em São Paulo

Um estudo realizado pelo Lepes (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social), em parceria com o Instituto Sonho Grande e o Instituto Natura, revelou que o ensino em tempo integral teve um impacto significativo no aprendizado dos alunos do 6º ao 9º ano da rede pública de São Paulo. De acordo com os dados obtidos, houve um aumento de 35% no desempenho em matemática e de 26% em língua portuguesa.

A pesquisa utilizou as notas dos estudantes no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) para analisar a evolução do aprendizado ao longo dos anos. Estudantes que frequentaram escolas em tempo integral apresentaram um ganho de 14 pontos em matemática e 10 pontos em língua portuguesa, em comparação com aqueles de escolas regulares, representando um aumento considerável no aprendizado.

Os resultados mostram que, apesar de o desempenho dos alunos ainda não atingir o nível considerado ideal, aqueles que estudam em tempo integral estão mais próximos dessa meta. A pesquisa abrangeu dados do período de 2013 a 2019, demonstrando a eficácia do ensino em tempo integral na melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes.

Os pesquisadores estão otimistas em relação aos resultados, destacando que a implementação do ensino em tempo integral tem impactos positivos independentemente das características individuais dos alunos. Além de contribuir para o aprendizado, o modelo integral também proporciona um ambiente escolar mais acolhedor e amplia as oportunidades de atividades extracurriculares.

A pesquisa ressaltou que as escolas que aderiram ao programa de tempo integral entre 2020 e 2022 apresentaram melhorias significativas no aprendizado dos alunos, embora em menor proporção em comparação com as escolas que aderiram anteriormente. O estudo apontou que o investimento na qualificação e estruturação das escolas existentes é essencial para garantir o sucesso do programa de ensino em tempo integral.

O impacto positivo do ensino em tempo integral em São Paulo reflete a importância de investimentos contínuos na educação pública e no desenvolvimento dos alunos. Com a ampliação do programa de escolas em tempo integral, é possível promover uma educação de qualidade e preparar os estudantes para os desafios do futuro.


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