Entidade internacional estende fechamento da sede em Genebra até 15 de janeiro de 2024, devido a medidas de economia de energia.







ONU Fecha Sede em Genebra

No final de 2023, a entidade indicou que sua sede estaria fechada a partir do dia 20 de dezembro, com o prédio sem receber funcionários até o dia 7 de janeiro de 2024. Agora, porém, a medida foi ampliada até dia 15 de janeiro.

Com vários escritórios ao redor do mundo, a sede de Genebra é o centro nevrálgico de todo o trabalho humanitário e de direitos humanos, enquanto as decisões políticas e o secretariado fica em Nova York. Os funcionários estão obrigados a trabalhar de casa, repetindo os modelos da pandemia da covid-19. A entidade, porém, afirma que suas operações continuarão intactas.

De fato, medidas para economizar energia começaram a ser adotadas a partir de outubro e foram justificadas como “ações para garantir a continuidade de nossas atividades obrigatórias de apoio à paz, aos direitos e ao bem-estar”. Ou seja, para garantir que houvesse dinheiro para os programas pelo mundo, a burocracia teria de ser repensada.

“Em resposta a um déficit orçamentário na ONU em Genebra, resultante dos altos preços da energia e agravado pelo impacto da atual crise de liquidez, estamos atualmente intensificando nossos esforços de conservação de energia”, foi anunciado na época.

Desde 2 de outubro, foram adotadas medidas que incluíam o desligamento das escadas rolantes e a redução da iluminação externa. Em dezembro, um cartaz colocado ao lado de uma das escadas rolantes avisava a embaixadores e ministros que o desligamento ocorria “por restrições orçamentárias”. “Pedimos desculpas pelo inconveniente”, completava.

Apesar da necessidade de mudar a matriz energética do mundo, a ONU decidiu fechar todas as estações de recarga de carros elétricos no estacionamento, até segunda ordem. A entidade ainda anunciou que iria adiar a decisão de ligar o aquecimento do prédio. Também foi decidido que o máximo de temperatura seria de 20,5°C.



Fonte: Redação Jornalística

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo